Tribos Horizontes

Em março de 2004, escolas de Porto Alegre se uniram com o desafio de realizar ações sociais em rede, somar esforços e buscar em conjunto parcerias com outros segmentos da comunidade. Nascia a Tribo Horizontes, criada com a convicção de que a união de forças geraria ações de impacto maior e contribuições mais efetivas para a melhora da qualidade de vida da população local, ao mesmo tempo em que proporcionaria aos seus participantes uma experiência muito rica.
“Diante de tantas injustiças e sofrimentos, o voluntariado é uma maneira da gente não se sentir totalmente impotente, uma forma de começar a fazer a nossa parte para melhorar a vida de todos”, afirma a tribeira Janyne, de 14 anos.
Os jovens optaram por trabalhar durante o ano todo com uma comunidade carente. A escolhida foi a Escola Municipal Mariano Beck, na Vila Pinto, região considerada de risco social. A cada sexta feira, um grupo de escolas era responsável por promover oficinas nas salas de aula e um recreio orientado para cerca de 400 alunos, divididos em 17 turmas, do jardim à quarta série. Os jovens formavam grupos de seis componentes, e cada grupo adotava uma turma durante o ano. A última sexta feira de cada mês era dedicada a reuniões de planejamento e avaliação das atividades.

Cidade: Porto Alegre 
Endereço:
 Rua Dom Diogo de Souza, 100 – Cristo Redentor
Contato: Graziela E. L. dos Santos
Telefone: (51) 33407888 R. 130