Vivendo o Valor e a Igualdade – Escolinha de Futebol São Pedro

A violência fez com que o voluntário Jorge Rodrigues Flores, de 40 anos, descruzasse os braços para criar um projeto social que está transformando a vida dos moradores. No ano de 2002, Jorge começou a treinar meninos e meninas para participar de campeonatos de futebol, formando times de acordo com o sexo e a faixa etária dos participantes. Desde então, seus alunos já conquistaram as primeiras colocações nas competições da cidade, participaram de campeonatos em cidades vizinhas e também do estadual Guri Bom de Bola.
Com esses resultados em mãos, Jorge conseguiu o apoio de outros voluntários, de comerciantes, empresários, veículos de comunicação, escolas, pais de alunos e órgãos públicos da cidade. Ao todo, a iniciativa já conquistou 27 parceiros, que formam uma grande rede solidária no município. 
Cerca de 280 jovens são atendidos pelo projeto, que, além dos times esportivos, criou também grupos de dança, carnavais de rua, encenações públicas e concursos de beleza, além de promover ações sociais junto a moradores carentes.
A forte atitude de Jorge conquistou parcerias que disponibilizam aos jovens matrículas em cursos profissionalizantes e contratação para trabalhos formais e informais, resultando em visíveis progressos no aprendizado e na melhoria da qualidade de vida dos jovens.
Os comerciantes contribuem com alimentos, bebidas, fardamentos e material de divulgação. Os empresários participam patrocinando eventos, e os órgãos públicos e estaduais apoiam com palestras. As principais dificuldades encontradas, segundo Jorge, são a falta de instalações adequadas para as aulas e a insuficiência de recursos financeiros.

Cidade: Portão
Endereço:
 Rua São Pedro, n° 1.236 – Bairro São Jorge
Contato: Jorge Rodrigues Flores
Telefone: (51) 35622232