Noticias

Prêmio Parceiros Voluntários quer mostrar que “ser voluntário é fazer parte de uma história fantástica”

Chegou o grande momento de reconhecimento do trabalho voluntário organizado no Rio Grande do Sul. No próximo dia 25 de maio, a partir das 20h, no Teatro do Bourbon Country, a ONG Parceiros Voluntários irá homenagear com o tradicional Prêmio Parceiros Voluntários exemplos de iniciativas sociais bem sucedidas, multiplicáveis e que possam influir em políticas públicas. A esperada cerimônia, que acontece a cada dois anos desde 2001, sempre nos anos ímpares, tem o forte envolvimento de diferentes setores do meio cultural gaúcho, como a Casa do Cinema, os artistas Hique Gomes, Neto Fagundes e o jornalista Felipe Vieira, grupos teatrais, entre outros.

 

O objetivo é também mostrar a força do trabalho em REDE e o seu resultado quando diferentes segmentos de uma comunidade se une – pessoas, escolas, empresas, poder público e cidadãos beneficiários. Subirão ao palco para receber aplausos de agradecimentos casos de voluntariado nas categorias Inovação em Atendimento, Inclusão, Transformação Social, Instituição Educacional, Gestão, Replicabilidade, Transformação Social em Rede, Empresa Consciente e dois Reconhecimentos Especiais.

 

“O pensamento filosófico na condução do Prêmio Parceiros Voluntários é a valorização do Ser Humano. Por isso, as iniciativas sociais que forem indicadas serão as representantes de milhares de outras também muito importantes para a comunidade e que também deveriam estar recebendo o Prêmio. Sabemos ser impossível abraçar a todos, assim utilizamos o princípio da Democracia: TODOS são representados por alguns”, diz Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente executiva (voluntária) da ONG Parceiros Voluntários.

 

Toda esta oitava edição está inspirada em um Programa de rádio de auditório, na histórica Rádio Nacional, criada em 1930. A ideia é mostrar que ser voluntário é fazer parte de uma história fantástica. Os reconhecidos serão anunciados pela rádio com interatividade do público, que promete lotar o teatro com mais de mil pessoas.

 

O evento é gratuito e todos estão convidados a participar, basta confirmar presença no site premio.parceirosvoluntarios.org.br.

Reconhecimento Regional Prêmio Parceiros Voluntários – Região Metropolitana

Foram reconhecidas 9 instituições no Reconhecimento Regional do Prêmio Parceiros Voluntários 2015, dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre. O evento aconteceu no dia 5 de maio em Cachoeirinha. Confira quais iniciativas foram essas:

 

Cachoeirinha:
– Loja da Parceiros “Espaço Magia da Arte”;
– SEFA (Sociedade Espírita Francisco de Assis) – Projeto Grupo da Melhor Idade Irmãos de Francisco;
– Lar Nossa Senhora Aparecida – PROJETO ESPAÇO MAIS VOVÓ – Fazer Arte não tem idade.
Alvorada:
– Movimento Assistencial Evangélico Educativo/ MAEE;
– Diaconia.
Gravataí:
– Associação Comunitária do Bairro Neópolis ACOBAN- Reutilizando materiais, trazendo alegria!
Porto Alegre:
– Projeto EduAction;
– Centro de Voluntariado Juvenil do Colégio Maria Imaculada;
– Pão dos Pobres.

 

Essa foi a última etapa antes da Cerimônia do Prêmio Parceiros Voluntários 2015, que acontece no dia 25 de maio, no Teatro do Bourbon Country, às 20h. Confirme sua presença em https://goo.gl/yTgr9x.

Reconhecimento Municipal de Porto Alegre do Prêmio Parceiros Voluntários

Aconteceu no dia 30 de abril, na ONG Parceiros Voluntários, o Reconhecimento Municipal de Porto Alegre do Prêmio Parceiros Voluntários 2015. Foram reconhecidas 8 instituições cujos cases contribuem para a transformação de suas comunidades, são elas:

1 – Banrisul

Case: Inclusão Digital para terceira idade

2 – Colégio Maria Imaculada

Case: Práticas de Vivência Comunitária – Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre

3 – EduAction

Case: EduAction

4 – Escola Nossa Senhora do Brasil

Case: Visita ao Centro de Acolhida Paz e Mel

5 – Escola Nossa Senhora do Brasil

Case: Paz nos recreios – Escola Nossa Senhora do Brasil

6 – Fundação Pão dos Pobres

Case: Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio

7 – Instituição Educacional São Judas Tadeu

Case: Lar doce Lar – Residencial para Melhor Idade

8 – Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo

Case: Espetáculo de Final de Ano.

 

O evento foi repleto de depoimentos emocionantes dos representantes das instituições. Na ocasião, 3 dessas instituições foram indicadas para o Reconhecimento Regional, que acontecerá no dia 5 de maio: o Colégio Maria Imaculada, o EduAction e a Fundação O Pão dos Pobres. Além dessas de Porto Alegre, serão reconhecidas instituições de Alvorada, Cachoeirinha, e Gravataí.

O Prêmio Parceiros Voluntários acontece no dia 25 de maio, no Teatro do Bourbon Country, às 20h. Confirme sua presença na Cerimônia em https://goo.gl/yTgr9x.

Seletiva Municipal de Porto Alegre do Prêmio Parceiros Voluntários ocorreu nessa sexta

IMG_5210Ocorreu nesta sexta-feira, na Parceiros Voluntários, a Seletiva Municipal de Porto Alegre do Prêmio Parceiros Voluntários 2015. Os avaliadores analisaram oito iniciativas da capital, e selecionaram três para participarem da Seletiva da Região Metropolitana, que ocorre no dia 12 de agosto.

Conheça os avaliadores:
• Joaquim Proença Sigaud, professor e consultor Nacional em Políticas Públicas e consultor de Assistência Social do CIEE;
• Rita Patussi, coordenadora da FIJO – Fundação Irmão José Otão;
• Fabiana Gass – coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul;
• Maria Thereza De Mello Nagal, representando o segmento do voluntariado.

O Prêmio Parceiros Voluntários tem como objetivo a valorização do trabalho voluntário, divulgando exemplos de ações diferenciadas, criativas e bem-sucedidas, que podem ser multiplicadas e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado.

Prêmio da Parceiros abre inscrição

A Parceiros Voluntários Canoas, braço social da Cies, está com as inscrições abertas para o Prêmio de Reconhecimento Responsabilidade Empresarial 2013.

O objetivo da premiação é reconhecer e destacar as empresas que, através de suas iniciativas na área social, contribuem de forma efetiva e relevante para melhorar a qualidade de vida e autoestima da população canoense.

A inscrição deve ser feita na Parceiros Voluntários Canoas até o dia 30 de setembro (Rua Ipiranga, 95, Sala 305, M andar).

O formulário de inscrição pode ser solicitado via e-mail pelo parceirosvoluntarios@cicscanoas.com.br.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 34722293 e 8445-9741, com a coordenadora executiva da PV, Jeane Kich.

A premiação acontecerá no dia 21 de novembro, uma quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, localizada na Rua Ipiranga, 95. 8° andar.

AVALIAÇÃO
Após o período de inscrições, será realizada uma visita da comissão de avaliação entre os dias 1º e 15 de outubro.

Os principais critérios que serão avaliados são os seguintes:

O A empresa deve estar realizando ações / projetos de responsabilidade social, focando a inclusão através da educação, saúde, assistência social, cultura, lazer.

O Ter projetos que envolvam os colaboradores nas ações sociais;

O Ter disponibilizado aporte financeiro, material ou físico a projetos desenvolvidos na comunidade.

Fonte: Diário de Canoas 

Data: 24/08/2013

Prêmio Parceiros Voluntários celebra a força do voluntariado no Estado

Um dos maiores reconhecimentos ao voluntariado organizado no Brasil , a 7ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários será realizada no dia 20 de maio (segunda-feira), às 20h, no Teatro do Bourbon Country. Para participar basta se inscrever gratuitamente no site.

O Brasil possui atualmente mais de 35 milhões de pessoas*, com mais de 16 anos, que dedicam tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social. No próximo dia 20 de maio (segunda-feira), nove iniciativas sociais que contribuem para o desenvolvimento da cultura de voluntariado no Rio Grande do Sul serão reconhecidas na 7ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários. A cerimônia de premiação, será realizada no Teatro do Bourbon Country, a partir das 20h. Quem deseja participar deve se inscrever no site http://premio.parceirosvoluntarios.org.br/ Os homenageados representam as iniciativas desenvolvidas por uma rede formada por cerca de 400 mil voluntários em 48 cidades gaúchas. Os selecionados passaram por uma etapa municipal e regional de avaliação até serem escolhidas, no nível Estadual, por uma comissão final de avaliadores da ONG Parceiros Voluntários. O Prêmio tem o objetivo de divulgar exemplos bem sucedidos e que possam influenciar nas políticas públicas e demonstrar a força do trabalho em rede, gerando resultados através da união de voluntários, empresas, escolas, organizações sociais, poder público e cidadãos beneficiados. Na abertura do evento ocorrerá o lançamento do livro “Tribos nas Trilhas da Cidadania: 10 anos de voluntariado juvenil e ações transformadoras”. Em uma década, a Ação consagrou-se como o maior movimento de voluntariado jovem do país e em 2012, participaram 287 escolas gaúchas, desenvolvendo mais de 1.200 ações em 61 cidades. O tema da edição deste ano do Prêmio é 15 Anos de Desenvolvimento Social. Atores profissionais interpretarão as histórias das nove ações, em formato de esquetes, sob a direção de Ana Luiza Azevedo, roteirista da Casa de Cinema de Porto Alegre. Tradicionais parceiros voluntários, os músicos Hique Gomes e Neto Fagundes farão intervenções artísticas durante toda a cerimônia, que será apresentada pelo jornalista Felipe Vieira. A coordenação e produção do evento tem assinatura da H Studio e o roteiro técnico de Horácio Duarte. Os reconhecidos receberão o Troféu Parceiros Voluntários, uma escultura do artista plástico Cláudio Caldas Silveira, que representa o sentimento de solidariedade. “Mais do que premiar, o Troféu Parceiros Voluntários tem como objetivo a valorização do trabalho voluntário. Estas ações diferenciadas, criativas e bem-sucedidas podem ser multiplicadas e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado, da solidariedade e do trabalho cooperado”, destaca Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente voluntária da ONG Parceiros Voluntários. “Ocupamos a oitava posição de país mais desigual do mundo, considerando a distribuição de renda. As Organizações Sociais trabalhando dentro de suas Causas, são parceiras complementares às Políticas Públicas, e amparam comunidades que vivem cotidianamente dentro desse tipo de estatística”, complementa. *Fonte: pesquisa IBOPE Inteligência para a Rede Brasil Voluntário (2011).

(APAEX) recebe o “Prêmio Parceiros Voluntários 2011″

IMG_6646 26_07 AA Associação Portoalegrense de Amor-Exigente (APAEX) recebe o “Prêmio Parceiros Voluntários 2011″

A APAEX possui em sua estrutura um departamento de sustentabilidade onde voluntários produzem e ensinam a produzir artesanato de excelente qualidade, reaproveitando materiais descartados pela indústria de tecidos, de persianas, de cortinas, do vestuário e de estofarias. Terapeuticamente apoia a reinserção social e a prevenção da recaída.
Além de preparar pessoas, pela formação de mão-de-obra para fins de geração de renda própria, este departamento também ajuda na manutenção financeira da APAEX pela venda da produção artesanal.

A APAEX é uma das fundadoras da “Rede Arte Social”, fundada em 2009 e que reúne 19 instituições sociais de Porto Alegre, RS. Tem por objetivo despertar uma visão empreendedora e de cooperação entre artesãos que produzem trabalhos para ajudar as entidades que representam. Em cooperação podem atender pedidos volumosos de produtos artesanais.

O “Prêmio Parceiros Voluntários” é uma ação da ONG Parceiros Voluntários voltada para a valorização e o reconhecimento do trabalho voluntário e para o desenvolvimento da cultura do voluntariado no estado do Rio Grande do Sul.
Em 2011 a cerimônia de reconhecimento foi realizada no dia 23 de maio, às 20h, no Teatro do Bourbon Country – Porto Alegre/RS – onde reuniu mais de 1200 pessoas. Dentre autoridades ilustres estiveram presentes Marcelo Pérez Alfaro e Fernando Carillo, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Sr. Jorge Gerdau Johannpeter presidente do Grupo Gerdau de siderurgia.

Fonte: APAEX
Data: 26/07/2011

Centro Empresarial realiza confraternização e reconhecimento do prêmio Parceiros Voluntários

elos-da-fraternidadeO Centro Empresarial de Osório realizou, na última sexta- feira (01), a confraternização e reconhecimento do Prêmio Parceiros Voluntários 2011, em comemoração aos 10 anos da Unidade de Osório. A reunião foi no Salão de Eventos da CEO e contou com a apresentação do vídeo sobre o projeto Elos da Fraternidade, além de temas motivacionais.

Segundo o Coordenador Estadual da ONG Parceiros Voluntários, Paulo Belegante, o reconhecimento serve para proporcionar uma maior participação de todos. “Com o trabalho de toda a comunidade, poder público, empresas, escolas, voluntários, juntamente com as diretorias que passaram pelo CEO, nosso desafio é levar esta experiência de Osório para as demais cidades”, destaca.

Fonte: Anelize Sampaio – Jornal Bons Ventos

Rádio Encanto FM é reconhecida com o Prêmio Parceiros Voluntários 2011

b_540_720_16777215_0___images_stories_2011_edicao_161_radio_encanto_fmPorto Alegre – As ações desenvolvidas por voluntários das várias regiões do estado foram reconhecidas com o Prêmio Parceiros Voluntários (PV) no dia 23 de maio, no Teatro do Shopping Bourbon Country.

O Vale do Taquari esteve representado pela Rádio Encanto FM, de Encantado,  que foi laureada na edição 2011 do Prêmio Parceiros Voluntários, através da ação “Sustenta-bilidade Criativa – pelo uso racional da água” – projeto desenvolvido pela emissora, que contempla, aproximadamente, 17 municípios e busca incentivar e divulgar formas para o uso consciente da água na região.

Para esse fim, a Rádio promove palestras e ações de sensibilização em escolas e concursos culturais com temas referentes ao projeto.

Prêmio Parceiros Voluntários

63190_aa_thumb_medioFoi muito concorrida a entrega do Prêmio Parceiros Voluntários, que reconheceu o trabalho de 11 projetos que fazem parte da Rede Parceiros Voluntários no Estado. Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da ONG, proferiu o discurso de abertura da cerimônia, no Teatro do Bourbon Country, que contou com a presença do representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo Flórez. Os apresentadores da noite foram os jornalistas Felipe Vieira e Paula Valdez.

Eduardo e Ana Paula Juruena Delgado no Teatro do Bourbon Country

Crédito: GILMAR LUÍS/JC
Fonte: Jornal do Comércio

OAB/RS presente na solenidade de entrega do Prêmio Parceiros Voluntários

Evento visa reconhecer iniciativas sociais do voluntariado organizado no Estado

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, participou, na noite desta segunda-feira (23), da solenidade de entrega do Prêmio Parceiros Voluntários. Em sua quinta edição, a distinção homenageia 11 iniciativas sociais finalistas no Estado, visando o reconhecimento à força transformadora do voluntariado organizado.

Além de Lamachia, estavam presentes a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter; o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira; o secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe; o presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Nelson Pacheco Sirotsky; o diretor de jornalismo do Grupo Bandeirantes, Renato Martins; o desembargador do TJRS, Eduardo Delgado; o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; e representantes do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID); entre outros.

Promovido a cada dois anos, o Prêmio homenageou onze iniciativas sociais integrantes da Rede Parceiros Voluntários, formada por 75 cidades gaúchas. As ações que foram reconhecidas se destacaram pela abrangência de suas ações e pelos benefícios que levaram às suas comunidades.

Números da Parceiros Voluntários

A ONG Parceiros Voluntários exibe uma rede – única no país – de 75 cidades no Rio Grande do Sul, e conta com a força de 295.370 voluntários e mais de 108 mil jovens engajados, além das 1.766 escolas, 2.358 empresas e 2.694 organizações sociais conveniadas. Em todo o Estado, cerca de 1 milhão de pessoas são beneficiadas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.

Conheça os projetos homenageados: Programa Mesa Brasil SESC; Plantando Esperanças – Lar Nossa Senhora de Lourdes; Projeto Vida Nova; Recriar – Centro de Referência para Infância e Adolescência; Adequá Comunicação – Oficina Turma da Bonja; Centro de Formação Tereza Verzeri; Medianeira Transportes Ltda; Tribo Explosão Jovem; Projeto Semente da Esperança; Iniciativa Óleofuturo; Rede São Léo em Ação; e Viva o Taquari Vivo.

Fonte: OAB-RS

Bento Gonçalves na final do Prêmio Parceiros Voluntários 2011

A 6° edição do Prêmio Parceiros Voluntários-Etapa Final acontecerá na próxima segunda-feira,23 de maio, às 20h, no teatro do Bourbon Coutry (Av. Túlio de Rose, nº 80) em Porto Alegre. A cidade de Bento Gonçalves estará sendo representada pelo Centro de Referência para Mulher que Vivencia Violência – REVIVI, projeto vencedor da etapa regional, que aconteceu em dezembro de 2010, na cidade de Caxias do Sul. O Centro REVIVI, foi criado no ano de 2007, tendo como foco principal o atendimento de mulheres em situação de violência. Sua atuação vem se mostrando eficaz graças a articulação da rede de atenção a mulher, que conta com parceiros das mais diversas áreas: jurídica, social, de assistência, de educação e empregabilidade. A rede de parceiros desenvolve ainda atividades de prevenção à violência, qualificação profissional, levantamento de dados locais sobre a violência.

O Prêmio Parceiros Voluntários acontece sempre nos anos ímpares, e tem como objetivo a valorização do trabalho voluntário, divulgando exemplos de ações diferenciadas, criativas e bem-sucedidas, que podem ser multiplicadas e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado.A Prefeitura Municipal estará disponibilizando um ônibus para prestigiar o evento. Maiores informações pelo fone 3055-4560.

Fonte: Jornal Semanário
Data: 18/05/2011

Solidariedade: Inscrições abertas para assistir ao evento do Prêmio Parceiros Voluntários

Por Felipe Vieira

A ONG Parceiros Voluntários promove no próximo dia 23 o evento de maior reconhecimento ao voluntariado no país: o Prêmio Parceiros Voluntários. A cerimônia, que contará com a participação de artistas gaúchos, empresários, parceiros e voluntários, irá ocorrer no Teatro do Bourbon Country, a partir das 20 horas. Quem quiser participar da grande noite do voluntariado pode se inscrever pelo site www.parceirosvoluntarios.org.br.

A 6ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários, que é entregue de dois em dois anos desde 2001, irá conceder o troféu a 11 projetos que fazem parte da Rede Parceiros Voluntários no Estado. As entidades passaram por uma etapa local e regional de avaliação até serem escolhidas por uma comissão final de avaliadores da Parceiros Voluntários, tendo como critério o impacto que causam nas suas comunidade, além do potencial de disseminação e da influência nas políticas públicas.Os homenageados representam todos os 400 mil voluntários da ONG em 82 cidades gaúchas.

Os já parceiros voluntários Hique Gomez (Tangos e Tragédias) e Neto Fagundes e, agora, pela primeira vez a cantora Isabela Fogaça, farão apresentações durante a cerimônia. Após a abertura oficial, ocorrerá a premiação, que será apresentada pelos jornalistas, também voluntários, Felipe Vieira e Paula Valdez, filha de um dos fundadores do Prêmio Parceiros Voluntários, Ubirajara Valdez.

Fonte: Felipe Vieira | Jornalismo on-line
Data: 17/05/2011

Os Vales têm cinco indicados aos Prêmio Parceiros Voluntários

A 6ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários, que ocorre dia 23 de maio, às 20h no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, contará com a participação de três cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires. Regionalmente, serão cinco iniciativas concorrendo: duas de Santa Cruz, duas de Venâncio Aires e uma de Lajeado. O destaque de 2009 foi a ação Viva o Taquari Vivo, desenvolvida em Lajeado e Estrela.

O Prêmio é uma ação da ONG Parceiros Voluntários voltada à valorização e ao reconhecimento do trabalho voluntário e desenvolvimento da cultura do voluntariado nos diversos setores da comunidade gaúcha. Instituída no ano 2000, a distinção tem entrega bienal, sempre nos anos ímpares. Para concorrer ao Prêmio, a iniciativa deve ter no mínimo um ano de execução e possuir vínculo com a Parceiros Voluntários.

Iniciativas sociais

A Escolinha de Esportes Coração Esportista, de Santa Cruz do Sul, atende anualmente, desde 2003, 80 meninos e meninas carentes, de 9 a 16 anos, do Projeto Crescer Sempre do Instituto Humanitas. É coordenada por voluntários da empresa Pioneer, que se revezam aos sábados pela manhã. Eles promovem atividades esportivas de futebol, vôlei e tênis, sendo acompanhados por um professor de educação física. Além da prática esportiva, os meninos e meninas têm oportunidade de participar de campeonatos e amistosos, entrosando-se com outros segmentos da comunidade e espaços diversos.

O Programa Abraço Solidário, da Alliance One, também de Santa Cruz, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento de ações sociais através do capital humano e uso consciente dos recursos disponíveis. Visa o bem-estar dos colaboradores, sensibilizando-os para a prática do voluntariado através da prestação de serviços e integração com a comunidade. Em 2009, ano em que completou seu 1º aniversário, os serviços realizados beneficiaram mais de 6 mil pessoas, nas áreas da educação, do meio ambiente, saúde, esporte, assistência social, arte e cultura. No ano passado, as atividades realizadas totalizaram mais de 8 mil horas de serviço voluntário.

A Rádio Encanto FM, de Encantado, vem desenvolvendo, desde 2009 em 17 municípios da região Rio Taquari-Antas, a iniciativa “Sustentabilidade Criativa” A base da ação é o município Lajeado, onde a rádio possui estúdio. O projeto consiste em incentivar, premiar e divulgar formas de uso racional da água para a população da bacia didrográfica da região através de atividades de sensibilização, intervenções midiáticas e realização de concursos de ideias sobre o tema.

O Folha Cidadania – Projeto Folheando, de Venâncio Aires, desenvolve ações sociais e realiza a prestação de serviços, oferecidos gratuitamente, em determinado bairro, durante um sábado agendado com a população e escolas locais. Inicialmente criado pelo Jornal Folha do Mate, a ação, que ainda se chamava Folha Bairros, ganhou em 2010 uma abordagem mais abrangente passando a atuar nas escolas como incentivador à prática da leitura. Ainda no município, a tribo “Brincadeira de Criança”, da Escola Estadual Monte das Tabocas, desenvolve o Projeto Monitoria, desde 2002. Nele, as crianças são estimuladas a realizarem atividades voluntárias de recreação durante o intervalo das aulas no contra turno escolar.

Pessoas e empresas com interesse em atuar como voluntários devem entrar em contato com as unidades da Parceiros Voluntários mais próximas. No Vale do Taquari, a ONG atua em Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Teutônia e Venâncio Aires. Mais informações pelo site http://www.parceirosvoluntarios.org.br

Fonte: Clicrbs Lajeado
Data: 08/05/2011

Dois finalistas do Prêmio Estadual do Parceiros Voluntários são de Nova Prata

Foram conhecidas nesta segunda-feira os projetos da Serra escolhidos para disputar a final estadual do Prêmio Parceiros Voluntários. A iniciativa, que premia ações que incentivam o voluntariado, escolheu cinco atividades, desenvolvidas nas cidades de Caxias do Sul, Nova Prata e Bento Gonçalves, para disputar em maio do próximo ano, em Porto Alegre, o prêmio com instituições de todo o Rio Grande do Sul. A divulgação ocorreu na reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC).

Os projetos “Viajando na Leitura” da Escola Estadual Reinaldo Cherubini e “Olha o Óleo”, da Escola Municipal Guerino Somavilla, ambas de Nova Prata; “Brincar para aprender”, da Escola Estadual Irmão José Otão e a campanha “Tempo de fazer a diferença”, as duas de Caxias do Sul; e o Centro de referência da Mulher em Situação de Violência, de Bento Gonçalves foram as escolhidas.
O Prêmio Parceiros Voluntários ocorre a cada dois anos e existe desde 2001.
Fonte: Pioneiro.

Cinco iniciativas representam a região da serra na final estadual do Prêmio Parceiros Voluntários

A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) nesta segunda-feira (6) foi dedicada ao voluntariado. A ONG Parceiros Voluntários de Caxias do Sul reconheceu e premiou cinco iniciativas de responsabilidade social, em alusão ao Dia Internacional do Voluntário, comemorado no domingo (5). O prêmio da ONG encontra-se na sexta edição. Dentre oito projetos de cidades da Serra Gaúcha, cinco foram selecionados e representam a região na final estadual da entidade em maio de 2011.

A vice-presidente da Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Ana Izabel Amoretti Caravantes, entregou os troféus aos finalistas. São eles: projeto “Viajando na Leitura”, da Tribo Guardiões da Paz, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini de Nova Prata; campanha “Tempo de fazer a diferença”, da DKW Brandesign e Fotobjetiva de Caxias do Sul; projeto “Olha o óleo”, da Tribo Guerino Somavilla da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Somavilla, de Nova Prata; projeto “Brincar para aprender – ano VI”, da Tribo Visão Solidária, da Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão, de Caxias do Sul; e Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência (Revivi), de Bento Gonçalves.

Ana defendeu a prática do voluntariado como um conceito de responsabilidade social, uma mudança que parte do próprio indivíduo para tornar melhor o lugar onde vive. “O voluntariado minimiza os efeitos de uma sociedade desigual. Ele não é assistencialismo, e sim cidadania. Não existe retorno financeiro, mas quando a pessoa se doa de coração ao trabalho voluntário ela torna mais feliz interiormente”, argumentou.

De acordo com a vice-presidente da Parceiros Voluntários, a entidade em Caxias do Sul existe há 11 anos, possui 900 voluntários, 33 empresas parceiras e 82 entidades assistenciais atendidas. Ana destacou que a participação empresarial ainda é tímida e torce para que a partir de fevereiro, quando assume a liderança da entidade, os números aumentem. “Nosso desafio é crescer. Não precisa ter tempo para ser voluntário basta querer, pois trabalho tem”, resumiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Finalistas da Serra para Prêmio Estadual do Parceiros Voluntários são conhecidos

9861165Cinco projetos desenvolvidos na região disputam em maio do próximo ano a final estadual

Finalistas disputarão prêmio estadual em maio do próximo ano em Porto Alegre

Foto: Daniela Xu

Foram conhecidas nesta segunda-feira os projetos da Serra escolhidos para disputar a final estadual do Prêmio Parceiros Voluntários. A iniciativa, que premia ações que incentivam o voluntariado, escolheu cinco atividades, desenvolvidas nas cidades de Caxias do Sul, Nova Prata e Bento Gonçalves, para disputar em maio do próximo ano, em Porto Alegre, o prêmio com instituições de todo o Rio Grande do Sul. A divulgação ocorreu na reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC).

Os projetos “Viajando na Leitura” da Escola Estadual Reinaldo Cherubini e “Olha o Óleo”, da Escola Municipal Guerino Somavilla, ambas de Nova Prata; “Brincar para aprender”, da Escola Estadual Irmão José Otão e a campanha “Tempo de fazer a diferença”, as duas de Caxias do Sul; e o Centro de referência da Mulher em Situação de Violência, de Bento Gonçalves foram as escolhidas.

O Prêmio Parceiros Voluntários ocorre a cada dois anos e existe desde 2001.

Fonte: PIONEIRO

Parceiros Voluntários entrega prêmios na reunião-almoço da CIC

A próxima reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) vai ser uma aula prática de responsabilidade social. Na segunda-feira (6), a partir das 12 horas, a Parceiros Voluntários de Caxias do Sul vai entregar prêmios a cinco iniciativas de voluntariado da região. Os oito cases avaliados por uma comissão composta de representantes de cada cidade participante – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado e Nova Prata. Cinco deles representam a Serra Gaúcha na final estadual em maio de 2011.

O Prêmio Parceiros Voluntários é uma ação da ONG Parceiros Voluntários voltada para a valorização e o reconhecimento do trabalho voluntário e para o desenvolvimento da cultura do voluntariado nos diversos setores da comunidade gaúcha. Com a criação e a entrega desse prêmio a entidade objetiva divulgar exemplos de iniciativas sociais bem sucedidas, multiplicáveis e que possam, no futuro, influir em políticas públicas e demonstrar a força do trabalho em rede e o seu resultado quando vários segmentos da comunidade se unem – voluntários, empresas, escolas, organizações sociais, poder público e cidadãos beneficiários.

SERVIÇO
O QUÊ: Reunião-almoço especial de entrega do Prêmio Parceiros Voluntários da Serra Gaúcha
QUANDO: 6 de dezembro, segunda-feira
HORÁRIO DA PALESTRA: 12h
PATROCÍNIO: Florense, UCS, Iguatemi Caxias
CO-PATROCÍNIO: Unimed Nordeste RS
Projeto Vinícola: Vinícola Perini
APOIO: RGE, Banrisul, InterCity Premium, Marcopolo, Randon, TIM e IBM
Reservas nos telefones: (54) 3218-8061/3218-8042

Associados com reserva: R$36,00 – associados sem reserva: R$42,00 – não associados com reserva: R$54,00 – não associados sem reserva: R$60,00.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Cetres e Casa Vida são indicados ao Prêmio Parceiros Voluntários 2011

parceiros_voluntariosUma com 20 anos. Outra com um ano e seis meses. Diferentes no tempo de caminhada, mas iguais na doação. Para representar Pelotas na seleção Regional do Prêmio Parceiros Voluntários 2011, o que importa é se o resultado do trabalho tem tido uma resposta de grande valor à sociedade. Com base neste critério, das 44 localizações sociais de Pelotas que contam com o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, duas foram selecionadas: o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica (Cetres/UCPel) e a ONG Casa Vida – Amparo Assistencial em Combate ao Câncer.

Ambas receberam uma homenagem da Parceiros Voluntários na manhã desta terça-feira (09). A atividade foi realizada na sede da Associação Comercial de Pelotas (ACP), entidade que acolhe a unidade local da Parceiros. A premiação ocorre desde 2001, sempre nos anos ímpares.
- A intenção é divulgar as ações voluntárias que estão acontecendo e dar visibilidade às entidades assistenciais. Desejamos que o trabalho deles continue sendo multiplicador – disse a coordenadora da Parceiros Voluntários, Mara Alves Casa.
- Esse reconhecimento nos gratifica muito, porque a Universidade Católica de Pelotas, (a qual o Cetres é vinculado) sempre se preocupou em atender a comunidade – disse a coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda.
Segundo ela, o centro foi criado com o objetivo de dar assistência aos idosos, auxiliando no enfrentamento de problemas gerados pelo envelhecimento. Atualmente, cerca de 500 pessoas são atendidas na sede do Cetres, no Areal, e em três grupos nos bairros Pestano, Simões Lopes e Santa Terezinha. Para isso, conta com mais de 30 voluntários.
- Hoje vivemos mais e queremos mais qualidade para esses anos que ganhamos – afirma Sulanita.
O diretor executivo da Parceiros, Cláudio Gastal, realizou a entrega da placa para a coordenadora do Cetres, Sulanita, e a presidente da ACP, Patrícia Cavada entregou a placa para o coordenador da Casa Vida, José Bitencourt. As duas entidades concorrerão, agora, com entidades dos municípios de Rio Grande, Bagé, Dom Pedrito e Pedro Osório. Entre os vencedores, cinco projetos da região Sul serão selecionados para a final estadual. A premiação ocorrerá em Porto Alegre no ano que vem.

Fonte: ClicRBS Pelotas

Prêmio Parceiros Voluntários

EMOÇÃO COM RESULTADOS!! Foi isso que VIVEMOS segunda-feira, dia 25 de maio, no Teatro do Bourbon Country. Mais de 1.200 pessoas acompanharam a 5ª Edição do Prêmio Parceiros Voluntários, que reconheceu iniciativas sociais de todo o estado do RS. A celebração, muito emocionante, contou com apresentações dos queridos artistas gaúchos Neto Fagundes e Hique Gomez.

Prêmio Parceiros Voluntários

O Prêmio Parceiros Voluntários é uma ação voltada para a valorização e o reconhecimento do trabalho voluntário e para o desenvolvimento da cultura do voluntariado nos diversos setores da comunidade gaúcha.

Nestes meses de janeiro e fevereiro estão sendo realizados os Reconhecimentos Locais, onde cada Unidade Parceiros Voluntários reconhece os melhores exemplos em suas cidades.

Entre os meses de março e abril serão realizados os Reconhecimentos Regionais, nos quais as regiões de atuação da Parceiros Voluntários selecionarão os indicados ao Reconhecimento Estadual, a ser realizado em Porto Alegre, no dia 25 de maio.

Prêmio Parceiros Voluntários 2009

O Prêmio Parceiros Voluntários será realizado no dia 25 de maio, no Teatro do Bourbon Country, rua Tulio de Rose, nº 80, em Porto Alegre. No momento estão sendo realizadas as seletivas regionais e os reconhecimentos locais, nas cidades que compõem a Rede Parceiros Voluntários. As iniciativas sociais selecionadas nas regionais participarão da seletiva estadual que reconhecerá até 11 iniciativas sociais. Conheça o depoimento de um dos avaliadores voluntários da seletiva regional – região central – realizada na cidade de Santa Maria: “Antes de tudo, gostaria de agradecer o convite e a lembrança do meu nome para compor essa comissão julgadora deste prêmio tão importante e que representa muito para a comunidade parceira voluntária. Sobre o processo avaliativo, achei muito bem montando, com uma dinâmica bem estruturada e bem conduzido. As informações foram muito claras e nos facilitou muito o entendimento e o aproveitamento do tempo para as análises e conclusões. As idéias dos projetos apresentados são extraordinárias e todas, só por isso, já poderiam ser premiadas. Ficou claro, pelo menos para mim, que a participação do voluntariado é extremamente essencial para que projetos como esses tenham êxito. Fico muito feliz que cada vez mais, mais pessoas estão acreditando no voluntariado como uma peça-chave para a mudança social. Uma mudança necessária, que passa por empresas, entidades, associações e comunidade. Novamente, agradeço o convite e estou sempre a disposição para contribuir, no que for necessário, para disseminar o voluntariado. Grande abraço e sucesso. Cristiano Silveira.”

Prêmio Parceiros Voluntários

Emoção e emoção, este foi o sentimento que contagiou a noite do dia 28 de maio no Teatro do SESI, no Prêmio Parceiros Voluntários 2007. Foram reconhecidas 11 iniciativas na cerimônia que contou com a participação de cerca de 1.500 pessoas, que através da força do trabalho em Rede buscam a construção de uma sociedade mais justa e solidária no RS. A cerimônia foi conduzida por nomes de destaque na comunidade gaúcha, como Tânia Carvalho, Hique Gomes, Neto Fagundes e Manoel Soares. O ponto forte do evento foi o envolvimento dos jovens de TRIBOS, com sua natural euforia e manifestação nos aplausos!!! Nas palavras ditas pela presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Pereira Johannpeter “Temos que descruzar os braços. Não adianta só criticar. É preciso agir”, retratam o quanto precisamos nos engajar nas causas sociais e olhar para o outro incluindo-o em nosso projeto de vida.

Prêmio Parceiros Voluntários

Iniciativas sociais do Estado serão reconhecidas no próximo dia 28 de maio, no Teatro do SESI, em Porto Alegre, na cerimônia da quarta edição do Prêmio Parceiros Voluntários. A partir de 5 de maio, os convites estarão disponíveis, neste site, para impressão. Entrada gratuita. Com a mudança na metodologia de avaliação serão reconhecidas 11 iniciativas sociais, que evidenciaram capacidade de articulação, resultando em maior impacto junto às comunidades e beneficiando um maior número de pessoas. O Teatro do SESI fica localizado na Av. Assis Brasil, 8787, em Porto Alegre, e a cerimônia iniciará às 20h. Aguardamos por vocês!!

Prêmio Parceiros Voluntários

Começam a ser analisados os projetos sociais desenvolvidos pela comunidade gaúcha e indicados ao Prêmio Parceiros Voluntários 2007. O Prêmio estará promovendo mais um grande momento de reconhecimento, valorização e homenagem ao espírito voluntário que existe no Rio Grande do Sul. Conheça as edições anteriores.

Prêmio Parceiros Voluntários

Começam a ser analisados os projetos sociais desenvolvidos pela comunidade gaúcha e indicados ao Prêmio Parceiros Voluntários 2007. O Prêmio estará promovendo mais um grande momento de reconhecimento, valorização e homenagem ao espírito voluntário que existe no Rio Grande do Sul. Conheça as edições anteriores.

Prêmio Parceiros Voluntários 2007

Em 2007, no mês de maio, a ONG Parceiros Voluntários estará promovendo mais um grande momento de reconhecimento, valorização e homenagem ao espírito voluntário que existe no Rio Grande do Sul – Prêmio Parceiros Voluntários. Algumas ações voluntárias em Rede estarão representando, dando visibilidade e divulgando o que milhares de pessoas estão fazendo no seu dia-a-dia, com muita emoção. Aguarde para conferir!